COSMÉTICOS, NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

COSMÉTICOS, NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Páginas

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

sábado, 14 de abril de 2018

MASSOTERAPIA: SAÚDE E BEM ESTAR


A massoterapia pode ser definida como um conjunto de técnicas milenares com finalidades terapêuticas, anti estresse, de relaxamento, estética e esportiva. Além disso, a massoterapia é uma ótima aliada na promoção da saúde.

ALGUNS BENEFÍCIOS:
·         Promove a sensação de bem estar
·         Ajuda no controle dos sintomas de estresse
·         Alivia tensões e ajuda no combate à ansiedade
·         Alivio de dores musculares
·         Estímulo da circulação sanguínea
·         Elimina resíduos metabólicos do corpo
·         Fortalece o sistema imunológico
ONDE POSSO ENCONTRAR O SERVIÇO?
Massagem terapêutica não é apenas um mimo de SPAs e centros de estética. Além de serem oferecidos nestes lugares, massagens já estão amplamente disponíveis em hospitais, consultórios, clínicas de quiropraxia, centros comerciais, aeroportos e ambientes de escritórios corporativos. O interesse em massagem terapêutica tem se expandido, pesquisas foram feitas para confirmar a eficácia destas técnicas e os benefícios médicos promovidos por ela.
O QUE É A MASSOTERAPIA?
De forma bem simples, a massoterapia é o tratamento de sua saúde através de diferentes técnicas de massagem. O profissional estuda tais técnicas para sua correta aplicação e assim, tratar de alguns problemas de saúde efetivamente. Dos que foram comprovados cientificamente, citamos os seguintes:
- REDUÇÃO DA DOR
Massagem terapêutica pode ser mais eficaz do que a acupuntura e quiropraxia na redução da dor nas costas. A massagem também pode diminuir dores associadas à enxaquecas, parto, câncer e fibromialgia. Uma das principais razões para essa redução de dores é que a massagem diminui o nível de hormônio do estresse que é o cortisol e aumenta os níveis de hormônios de alívio da dor, dopamina e serotonina. Esta mudança hormonal leva a um batimento mais lento do coração, diminuição da pressão arterial e bloqueio dos receptores de dor.
- IMUNIDADE MELHORADA
O cortisol pode diminuir as defesas do organismo. Uma vez que a massagem pode reduzir o cortisol, ela reforça as células do sistema imunológico e ajuda a combater doenças. Como resultado, uma pessoa cujo sistema imune está comprometido, tal como um paciente com câncer submetido a quimioterapia, pode receber o impulso que ele precisa através de massagens semanais. No entanto, um paciente nessa condição deve primeiro buscar a aprovação de seu médico antes de tentar esse tratamento adicional com um massoterapeuta.

- REDUÇÃO DO STRESS
Como a massagem pode reduzir o hormônio do estresse e aumentar a sensação de bem estar com hormônios como a serotonina, ela também oferece alívio do estresse. A massagem terapêutica é amplamente reconhecida como forma de reduzir a ansiedade em mulheres com anorexia, as crianças com depressão e a ajudar as pessoas que querem parar de fumar. Além disso, descobriu-se que a massagem terapêutica teve efeitos imediatos e positivos em pacientes psiquiátricos internados agudamente com estresse e ansiedade.
- MELHORIA DO SONO
Ondas cerebrais mudam durante diferentes estágios do sono. A massagem terapêutica pode aumentar as ondas delta, ou as ondas que estão ligadas com a parte profunda do sono. Isso permite a muitos pacientes adormer na mesa de massagem, podendo ajudá-los a dormir melhor à noite e efetivamente tratando alguns distúrbios do sono.
- GANHO DE PESO EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS
Massagem terapêutica pode ser uma maneira custo-efetiva para ajudar bebês prematuros a ganhar peso. Prematuros que receberam breves períodos de massagem terapêutica por cinco dias ganharam 53% mais peso por dia. Este estudo reforçou o resultado de pesquisas anteriores que mostraram resultados semelhantes após 10 dias de massagem terapêutica.
- AJUDA NA CURA DE LESÕES
É comprovado que a massagem pode ajudar a estimular a circulação de sangue em áreas lesionadas e assim, estimular uma cura mais rápida. Também pode auxiliar na estimulação da cicatrização, ajudando as pessoas a voltar à ativa mais rápido.
TIPOS DE MASSAGENS
A Massoterapia engloba diversas técnicas holísticas de origem Ocidental e Oriental, e devido a isso são variados os tipos e técnicas de massagem, alguns listados abaixo:

REFLEXOLOGIA: Massagem nos pés que trabalha os pontos correspondentes a órgãos do corpo. Também se propõe a diagnosticar problemas em locais como o fígado ou estômago e, por meio da massagem, sanar o mal no ponto que corresponde ao órgão deficitário. É muito relaxante e boa para quem gosta que toquem em seus pés. A reflexologia também é indicada para quem tem retenção de líquidos.

SEI-TAI: À base de torções é eficiente quando há deslocamento de vértebras ou dores nas articulações.

DO-IN: Utiliza pontos específicos para aliviar sintomas causados por doenças agudas ou crônicas. Serve para a cefaléia, dor na nuca, insônia, desconforto causado por rinite ou sinusite.


SHIATSU: Proveniente do Japão, utiliza o amassamento, deslizamento, alongamento e pressão por meio dos dedos, palma da mão, com o objetivo de relaxar principalmente os músculos. O Shiatsu também pode ser usado como prevenção de sintomas. Ele é indicado principalmente para dores de cabeça, insônia, dores cervicais, lombares e stress.


SHIATSU FACIAL: Muito relaxante, melhora a fisionomia de cansaço ou tensão do rosto. Bom para disfarçar o nervosismo antes de uma festa ou reunião importante, pois melhora a aparência na hora.


DRENAGEM LINFÁTICA: Facilita a eliminação das toxinas pelo organismo e é indicada para tratamentos estéticos, como o combate à celulite. Auxilia na redução da gordura localizada e é usada para melhorar o contorno das formas, e não para perder peso. Também é indicada para pessoas em pós-operatório e para sedentários, pois ativa a circulação.

MASSAGEM ESTÉTICA: O objetivo é diminuir barriga, tirar a celulite e gordura localizada por meio da redistribuição de gordura. É indicada para pessoas que querem apenas cuidar do contorno corporal, e não emagrecer. É uma massagem forte, mas exatamente por isso é eficiente e os resultados são visíveis. Claro que não é milagrosa. Se a pessoa quer emagrecer, precisa fazer regime e atividade física sob orientação médica.

MASSAGEM DESPORTIVA: É utilizada com a finalidade de condicionar a musculatura e as articulações, inclusive após a prática de esportes, visando um relaxamento.

MASSAGEM RELAXANTE: É utilizada no intuito de resgatar a sensação de bem-estar físico, mental e espiritual, através de um conjunto de manobras específicas realizadas no corpo que ajudam a restaurar o equilíbrio geral, amenizando os efeitos do stress, aliviando tensões, dores musculares e melhorando a postura e o tônus muscular.

MASSAGEM AYURVÉDICA: Técnica curativa que desbloqueia a energia retida nos músculos e demais sistemas, permitindo assim um livre fluir da energia vital. Através de seus toques profundos e alongamentos em todo o corpo, essa massagem propicia um realinhamento postural natural e progressivo, despertando uma nova consciência corporal obtida com a realização das práticas.

SE LIGA NA DICA!
A cada dia que passa o stress aumenta, as dores se intensificam e a qualidade de vida diminui. Para ajudar a relaxar segue um procedimento que você pode realizar sozinho e que pode ser feito em casa e que é rápido e prático:
Escalda pés relaxante
Ingredientes:
- 3 litros de água;
- 1/2 xícara de chá de camomila (erva);
- 3 rodelas de laranja.
Modo de preparo: ferva todos os ingredientes em 1/2 litro de água. Coloque em uma bacia e complete com água morna. Repouse os pés por cerca de 15 a 20 minutos.
Benefícios dessa técnica: ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansa as pernas, reduz calos, alivia o estresse do cotidiano, ativa a circulação sanguínea, além de proporcionar um grande relaxamento. 

quinta-feira, 29 de março de 2018

MAQUIAGEM VENCIDA



A maquiagem vencida além de perder a eficácia, pode gerar problemas de pele e também nos olhos. Por isso é necessário estar sempre atento!

Muitas pessoas pensam que a maquiagem pode ser usada mesmo depois do prazo de validade, afinal ela é utilizada apenas externamente não é mesmo?

Porém, isso não é verdade e vários problemas são causados pelo uso de maquiagem vencida.

* Quais são as consequências pelo uso de maquiagem vencida?

Todo produto tem um prazo de validade e com a maquiagem não é diferente. 
Quando cosméticos ficam fora do prazo de validade, os princípios ativos do produto, assim como os conservantes, perdem seu efeito de forma parcial ou total. Sem conservantes, as maquiagens podem tornar-se um local ideal para o desenvolvimento de micro-organismos, como bactérias e fungos, que podem causar irritações, alergias e inchaços ou até bolhas na pele. 

Além dos danos causados à pele, podem ocorrer problemas nos olhos devido ao uso de produtos como delineadores, lápis de olhos e máscaras para cílios vencidos. Na região ocular, um dos problemas mais relatados é a conjuntivite, que pode ser definida como a inflamação da membrana que reveste a parte posterior do globo ocular. Além disso, pode gerar coceira, alergias e contaminações na mucosa do olho.

O que fazer em caso de reação causada por maquiagem vencida?

Caso tenha alguma reação alérgica em decorrência do uso de maquiagem vencida, é muito importante procurar um médico dermatologista. Recomenda-se ainda que não utilize outro produto para aliviar a dor, sem prescrição médica, sendo recomendado apenas que se lave a área irritada e se faça compressas geladas de soro para aliviar os sintomas.


* Como saber se a maquiagem ultrapassou o prazo de validade?

É importantíssimo sempre estar atento ao prazo de validade impresso nos produtos. Entretanto, infelizmente, alguns produtos acabam perdendo essa indicação com o tempo e muitas pessoas ficam sem saber se a maquiagem está dentro ou fora do prazo de validade.

Caso perceba que a maquiagem teve mudanças na cor, no cheiro, na consistência, na capacidade de fixação ou que ocorreu o surgimento de pontos brancos, verdes ou cinza, é fundamental que haja o descarte do produto. Essas alterações indicam que a maquiagem foi contaminada, indicando, portanto, que ela está vencida ou que foi mal armazenada.


SE LIGA NA DICA!

Uma dica fácil e prática para usar os produtos dentro do prazo de validade é criar etiquetas para colar na superfície dos potinhos. Como a data vem geralmente junto com a embalagem e ela pode ser descartada logo no primeiro uso, é uma maneira de manter a data sempre em mente.

segunda-feira, 19 de março de 2018

COMER COMIDA QUEIMADA FAZ MAL?


A resposta é sim. O consumo de carne bem assadinha só vem aumentando na sociedade, isso não é algo muito benéfico para a saúde. Na hora de cozinhar, fritar ou assar um determinado alimento, quando expõe-no a uma temperatura maior de 120 ºC, o mesmo produz uma substância química chamada acrilamida, que está presente naquela coloração preta que aparece no alimento quando queimado.

MAS O QUE É A ACRILAMIDA?




A acrilamida é uma substância química produzida a partir de um processo chamado “reação de maillard” a partir da asparigina, presente em determinados alimentos. Mas o que é essa reação? É uma reação que ocorre com os aminoácidos e os carboidratos presentes nos alimentos em que consumimos quando submetidos a elevadas temperaturas. Está presente em comidas comuns do cotidiano, como pães, bolos, café, carne, batata, entre outros.

PORQUE FAZ MAL?


O consumo com frequente de comidas queimadas pode chegar a um momento em que o nosso corpo já não poderá processar com eficácia as toxinas, assim acumulando-se no nosso organismo, o que pode dar lugar à degeneração das células e a diversas doenças gástricas ou hepáticas. Além disso, a comida queimada é mais difícil de digerir pelo nosso estômago. Isso pode causar de forma imediata peso estomacal, acidez e problemas digestivos, dando abertura a diversas doenças gástricas que podem se tornar crônicas. Muitos boatos sugiram a respeito de que comer comida queimada produz câncer, isso está ligado principalmente pelo fato de que o cozimento em altas temperaturas dos alimentos pode haver a formação de certas substâncias não benéficas para o nosso organismo que uma vez ingeridas, passam para o nosso corpo. A acrilamida por exemplo está relacionada com a formação de células cancerosas, embora ainda não tenha estudos que comprovem de fato que ingerir comida queimada cause câncer, mas pode-se concluir que aumenta o risco de doenças digestivas, e futuramente um possível câncer. 

domingo, 18 de março de 2018

MULTIBENEFÍCIOS DO FILTRO SOLAR




As roupas formam uma espécie de barreira física contra os raios solares, no entanto, isso não é motivo para não usar o filtro solar tanto nas áreas escondidas pelas peças quanto nas expostas.
O uso do filtro solar diariamente é essencial para evitar danos à saúde da pele, como o envelhecimento precoce e até câncer de pele. E, hoje, os benefícios desse dermocosmético vão além do combate aos raios solares: o protetor pode controlar a oleosidade e uniformizar a tonalidade do rosto, por exemplo. 

Entenda a importância de usar protetor solar diariamente para a pele

Você já deve saber que o filtro solar deve ser aplicado todos os dias na pele e que o ideal é que este hábito seja iniciado ainda na infância, a partir dos 6 meses de idade. 80% dos casos de câncer de pele são relacionados à radiação solar. Além disso, 90% do envelhecimento da pele, que causam sinais como rugas, manchas e flacidez, também surge devido à exposição solar inadequada, uma vez que a prevenção é a chave para minimizar as chances de problemas mais graves no futuro.

Descubra os benefícios que o filtro solar pode oferecer além da proteção contra as radiações

Além de proteger a pele da radiação solar, também pode ter diversas outras funcionalidades, o que torna o produto multifuncional e ideal para o tratamento de diferentes quadros:

- Controle de oleosidade: atualmente, é possível usar o filtro solar e manter a pele sequinha! Existem filtros que absorvem a oleosidade da pele ao longo do dia de forma inteligente, diminuindo o brilho excessivo;

- Efeito blur: estes filtros solares ajudam a disfarçar poros dilatados e as imperfeições do rosto, são livres de óleo e possuem acabamento mate.

Uniformidade no tom da pele: aliando efeito de base maquiagem e proteção solar completa, os filtros com cor oferecem, ainda, o benefício de uniformização do tom da pele, diminuindo a aparência das manchas e imperfeições.

Filtros físicos: existem ainda opções que possuem somente filtros minerais em sua composição. Esse tipo de filtro é referência em proteção, possui alta estabilidade e é ideal para peles sensíveis ou sensibilizadas.

Saiba como escolher o filtro solar ideal para a sua pele

Antes de aplicar qualquer produto na pele, o ideal é consultar o dermatologista para uso adequado. No entanto, ele deve ter Fator de Proteção Solar - FPS 30, no mínimo, e proteger contra os raios UVA e UVB. A textura do dermocosmético deve ser agradável para facilitar a espalhabilidade, já que ele deve ser usado todo dia, seja no frio, na chuva, no escritório ou no verão.

Saiba quais os melhores tipos de filtro para cada faixa etária

- Crianças: a proteção pode ser iniciada a partir dos seis meses de idade. Geralmente, no princípio são indicados os filtros físicos - que apenas refletem a luz -, pois a pele da criança é mais sensível e suscetível a absorção. Além disso, esse tipo de produto infantil é mais aderente, não escorre com facilidade e é mais resistência à água;

- Adultos: para estes pacientes não existem restrições. É importante apenas adequar o dermocosmético ao seu tipo de pele, sempre seguindo a premissa de que quanto maior a proteção, melhor. Uma boa alternativa para quem pratica atividade física ao ar livre é o uso de produtos mais aderentes, pois estes escorrem menos com o suor;

- Idosos: nessa fase, a derme é muito mais ressecada que o normal, além disso, ela precisa de ativos antienvelhecimento. As melhores alternativas são filtros com a textura mais hidratante.

Apesar da proteção natural, a pele negra também precisa de cuidados

A pele negra possui mais melanina e, consequentemente, uma proteção natural, mas isso não descarta a necedssidade do uso do protetor solar. Não se pode considerar que uma pessoa negra possa se expor ao sol sem proteção. No dia a dia, a pessoa de pele branca, com maior sensibilidade, deve usar FPS de, no mínimo 30, e na praia, acima de 60. Enquanto que a de pele negra pode, geralmente, utilizar um filtro com FPS 15 diariamente e em maiores exposições acima de 30. Então, todas as pessoas e de diferentes tons de pele precisam de proteção.