A acne é uma doença comum da pele humana, caracterizada por áreas de pele com seborreia (descamação da pele vermelha), cravos pretos e brancos, pápulas, espinhas, nódulos e, possivelmente, cicatrizes na pele. A acne afeta principalmente a pele do rosto, parte superior do tórax e nas costas. A acne severa é inflamatória, mas também pode se manifestar em formas não-inflamatórias. Soluções para a cura da acne são muito populares, vez que a acne é um problema que afeta grande porcentagem de adolescentes e até mesmo alguns adultos.
A acne geralmente é uma condição associada a fase da adolescência, mas existem adultos que irão lidar com a acne durante toda a vida, utilizando-se de medicamentos convencionais, remédios naturais e terapias para amenizar, melhorar e equilibrar o pH da pele. Embora a acne severa precise de atenção especial, a acne leve e moderada pode ser tratada eficazmente por meio de um tratamento natural para a acne. Muitos remédios naturais podem ajudar ainda a diminuir a incidência de acnes, sendo base de vários medicamentos tradicionais.
Causas da acne
A acne surge quando há um entupimento de um poro causado por células mortas da pele. Quando o corpo começa a produzir sebo, o óleo natural que mantém a pele hidratada fica preso dentro do poro. Em outros casos, bactérias como a Propionibacterium acnes também podem agravar a situação, vez que encontram dentro do poro da pele um ambiente ideal para se reproduzirem. Tal condição deixa o poro inflamado (vermelho e inchado). Caso a inflamação seja profunda, há o surgimento de um cisto ou nódulo.
Sintomas da acne
A acne, além de ser uma condição estética, pode causar mais do que manchas escuras na pele, que podem demorar meses ou anos para desaparecerem, e cicatrizes permanentes, que são evitadas por tratamentos indicados por um dermatologista. Tal condição também pode causar danos psicológicos ao paciente, fazendo com que o mesmo sofra com baixa auto-estima e até mesmo depressão.
Tratamento natural da acne
Os métodos tradicionais para o tratamento da acne incluem o uso de produtos e técnicas usadas por dermatologistas para a remoção de nódulos e manchas na pele. Lasers e terapias de luz podem ser úteis para combater as bactérias p. acnes. Peelings químicos podem tratar cravos e pápulas. O uso de drenagem para remover cistos pode ser eficaz quando o paciente não reage aos medicamentos tradicionais e diminui a chance de que surja uma cicatriz.
Contudo, existem métodos alternativos, incluindo remédios naturais, uso de ervas medicinais e consumo de frutas e verduras que podem beneficiar os pacientes, além de inúmeros sabonetes, cremes e géis naturais. Alguns dos agentes naturais comuns no tratamento da acne são conhecidos por suavizarem a pele por terem propriedades calmantes que ajudam a tratar desordens da pele. A esfoliação leve é um outro tratamento natural da acne necessário para manter a pele limpa, além de remover as células mortas da pele.
O ácido alfa-lipóico e o colágeno podem trazer inúmeros benefícios para a pele, tanto para a cura da acne ou acne rosácea, além de retardar o envelhecimento da pele. O ácido alfa-lipóico nos últimos anos virou alvo de varias pesquisas por ter um potencial para cessar e inverter o processo de envelhecimento da pele. Outro hábito que pode ser muito eficaz contra é aumentar o consumo diário de água, em detrimento de outras bebidas como café e refrigerante. A água ajuda o corpo a se livrar de toxinas nocivas, o cerne do problema de acne, cravos e espinhas.
Frutas e verduras quando aplicadas diretamente na pele podem auxiliar no tratamento da acne, vez que possuem minerais, óleos essenciais e antioxidantes. Alguns legumes conseguem tirar a oleosidade excessiva da pele. O suco de muitos vegetais aplicados no rosto como máscara facial pode trazer bons resultados. Além disso, frutas e vegetais possuem grande quantidade de água, o que ajuda a eliminar substâncias químicas tóxicas do organismo, além de transportar os nutrientes ao corpo.






0 comentários:
Postar um comentário