COSMÉTICOS, NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

COSMÉTICOS, NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Páginas

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

domingo, 22 de janeiro de 2017

OS ALIADOS PARA ACÚMULO DE CELULITE.

Resultado de imagem para celulite

A celulite é causada por uma lesão nas fibras que sustentam a epiderme e a camada de gordura fazendo com que a pele fique repuxada, o que dá o aspeto doa tais furinhos indesejáveis. A primeira má notícia é que a ocorrência da celulite é bem mais comum entre as mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez têm algum grau de celulite porque é mais fácil no sexo feminino a gordura acabar acumulando nas coxas, quadris e nádegas. A segunda má notícia é que alguns hábitos e escolhas rotineiras facilitam mesmo o aparecimento da celulite.
  
Conheça os aliados para acúmulo de celulite:
1 Salto alto

Usar muito o salto alto prejudica a circulação e aumenta, sim, a predisposição para o aparecimento da celulite. Intercale o salto com sapatos baixos, para amenizar o mal.

2 Cigarro

O cigarro prejudica a circulação, diminuindo a quantidade de oxigênio e nutrientes, e aumentando a produção de radicais livres. Fumo e nicotina afetam a qualidade do sangue que chega até a pele, prejudicando sua elasticidade e facilitando o aparecimento da celulite.

3 Refrigerante

O vilão é o açúcar, e não o gás. Além disso, refrigerantes contêm muito sódio (inclusive os diet) e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema.

4 Café

Cafeína em doses altas prejudica a microcirculação e aumenta o estresse. Em pequenas doses, até 3 xícaras de café por dia, até pode funcionar como termogênico. A substância metil-xantina faz a gordura de dentro da célula ser usada como combustível

5 Noite mal dormida

Um sono ruim pode contribuir para a liberação de hormônios do estresse que promovem retenção de líquidos no corpo, favorecendo a celulite. Dormir bem, tendo entre 7 e 8 horas de descanso, é fundamental para saúde e beleza do corpo.

6 Bebida alcoólica

Álcool em excesso faz o corpo produzir grandes quantidades de radicais livres, que são moléculas instáveis que reagem oxidando e danificando as células, além de impedirem a absorção de nutrientes.

7 Descontrole no trânsito

Quando estamos em momento de estresse, o organismo libera cortisol e insulina para dar energia, aumentando o nível de glicose disponível, o que compromete a microcirculacão. Sobretudo, respire.

8 Anticoncepcional

Por conter os hormônios estrogênio e progesterona, a pílula anticoncepcional provoca alterações no metabolismo e promove a retenção de líquidos, estimulando ou agravando o quadro.

9 Muito tempo na mesma posição

Levante da cadeira a cada duas horas, use as escadas, ande mais a pé, pare o carro em uma vaga distante do seu trabalho. Com pouco esforço, você melhora a circulação e previne a celulite.

10 Calça jeans apertada

Roupas muito justas não causam celulite, mas podem piorar seu aspecto, pois prejudicam o retorno venoso, resultando em inchaço.

11 Postura inadequada

Outra ação que favorece a retenção de líquidos é a postura inadequada. Esse mau hábito também interfere na deposição de gordura no corpo.

12 Falta de proteção

Os raios solares UV agridem o colágeno, o que torna a celulite ainda mais visível. Por isso, é importante passar protetor solar em todo o corpo, inclusive nas regiões em que a celulite é mais evidente.

13 Dietas rigorosas

Quando você segue uma dieta rigorosa, devido à falta de alimentos e nutrientes, o corpo começa a se alimentar de seus próprios músculos e se esforça para acumular gordura, que é o que cria a celulite.

14 Excesso de peso

Apesar de não ser exclusiva em mulheres com excesso de peso, a celulite costuma ser mais grave em pacientes com estas características. Portanto, atenção ao seu índice de massa corpórea

15 Efeito sanfona

Toda flacidez é mais facilmente adquirida através do efeito sanfona, quando há grandes perdas e ganhos de peso em um curto espaço de tempo. O efeito iô-iô é um dos que mais propiciam celulite e estrias.

16 Baixa ingestão de líquidos

Beba água, sempre. Pessoas que bebem pouca água ao longo do dia acabam tendo maiores problemas de circulação e consequentemente retendo mais líquidos. Essa é uma das causas da lesões na pele.

17 Sedentarismo

Sedentarismo e, eventual, sobrepeso ou flacidez são dois gatilhos para celulite. Você pode evitá-la fazendo exercícios regulares, cerca de 1 hora por dia. Uma boa circulação e musculatura saudável ajudam a prevenir a celulite e colaboram com a melhora da pele.

18 Alimentação inadequada

Dietas não balanceadas e ricas em calorias e sal ajudam no ganho de peso e na retenção de líquidos, que também agravam a celulite.

19 Predisposição genética

Fatores hereditários como a propensão à obesidade e até baixa concentração de colágeno na pele, podem influenciar no aparecimento da celulite também.

20 Baixa ingestão de frutas e legumes

A fibra alimentar natural evita a formação de celulite. Além disso, elimina a constipação e faz com que o sangue circule corretamente para as pernas.

21 Alterações hormonais

Para algumas mulheres é comum a ausência de menstruação por um ou mais ciclos, causada por alterações hormonais que também acometem a menopausa. Estas disfunções podem levar ao aparecimento das lesões na pele.

22 Alimentos doces e calóricos

Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores que agravam a celulite.

23 Comida industrializada

Além de muito açúcar, a comida industrializada pode conter muita gordura e sal, um dos piores inimigos da pele. É necessário ingerir no mínimo dois litros de água para eliminar o excesso de sódio no organismo. Caso contrário, ele aumenta a retenção de líquido do corpo levando a má circulação.

24 Maturidade

A celulite geralmente se inicia na puberdade e aumenta com a idade, principalmente devido à associação de fatores, como o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o aumento de peso, entre outros. Mas um dos maiores desencadeantes aparece depois dos 30 ou 40 anos: a flacidez, que, implacavelmente, só aumenta com a idade.

25 Não malhar

Nos quadris e coxas existem cerca de cinco vezes mais células de gordura, de maior tamanho, do que nas outras áreas do corpo. Sem falar na região do culote, que concentra os carboidratos, açúcar dos refrigerantes e frituras. Algum tipo de exercício para tonificação muscular só deve ajudar.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CUIDADOS COM O ENVELHECIMENTO DA PELE.

Resultado de imagem para envelhecimento
Não há como prever como será a pele de uma pessoa quando ela estiver mais velha. Isto porque o envelhecimento, além de ser marcado pela genética, também sofre influência dos hábitos adotados durante toda a vida. Ao menos é o que mostrou a maior pesquisa sobre pele já realizada no Brasil.
Feita pela Natura em parceria com o Incor (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), a pesquisa mostrou que ter uma pele saudável depende muito mais dos hábitos do que imaginamos.
pele idade envelhecimento porque envelhece 01.17 400x1300
À medida em que o ser humano envelhece, é natural que aconteçam mudanças físicas com seu corpo. E com a pele não é diferente.
De acordo com a médica dermatologista Dra. Thais Sakuma, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o envelhecimento da pele se dá pela diminuição da produção e degradação do colágeno e da elastina, duas proteínas responsáveis por sua firmeza e elasticidade.
Os responsáveis por essa degradação, como explica a profissional, são os radicais livres, substâncias tóxicas que atacam a região. Elas, além de serem produzidas naturalmente pelo nosso organismo, durante o funcionamento celular, por exemplo, são também fruto da exposição à radiação e à poluição, do tabagismo e da ingestão de alguns alimentos.
Publicidade
“Não dá para apontar apenas uma causa para o envelhecimento da pele. Existe sempre o fator genético, mas os fatores externos também influenciam. É o resultado de uma combinação dos dois”, explica a especialista.

Causas do envelhecimento precoce: fatores externos

Entre os fatores externos, aqueles que mais se destacam são a alimentação e os comportamentos diários.

Alimentação

A alimentação pode afetar a saúde da pele exatamente porque alguns alimentos contribuem para a destruição das proteínas de sustentação. “Quando um carboidrato se a une a uma proteína, eles formam um complexo que se deposita na pele e ataca a elastina e o colágeno”, resume a médica.
Naturalmente, o nosso organismo já produz esses complexos. Alguns alimentos, no entanto, contribuem para o aumento dessa produção. Entre eles, Dra. Thais lista:
  • Refrigerantes
  • Doces rico em açúcar refinado
  • Fritura
  • Embutidos
  • Carboidratos simples (arroz branco, macarrão)
  • Alimentos refinados (pão branco, bolos, biscoitos)
  • Alimentos ricos em gordura saturada (banha de porco, bacon, carne com muita gordura)
Além dos ingredientes, o modo de preparo dos alimentos também pode contribuir para o envelhecimento precoce. “Quando a carne passa do ponto, aquela crosta queimadinha que forma tem esses complexos. Quando uma pessoa consome essa parte, de 10% a 30% dos radicais livres são absorvidos e eles começam a se acumular afetando o colágeno e a elastina”, explica a profissional.
Dra. Thais ainda comenta que embora não sejam conclusivos, alguns estudos mostram que alimentos com carboidratos refinados e derivados do leite podem aumentar a oleosidade da pele. “Algumas pesquisas indicam que pode haver um aumento da secreção sebácea após a ingestão desse tipo de comida. Então, quando a gente fala que o chocolate da espinha, não é o chocolate em si, mas são seus ingredientes, como o leite e o açúcar”, exemplifica.

Hábitos e comportamentos

espinha pele rugas 016 400x800
Além da alimentação, a dermatologista comenta que muitas práticas também interferem na pele, destruindo o colágeno e a elastina, alterando a concentração de água e, consequentemente, a hidratação e causando manchas. Entre elas estão:
  • Exposição à radiação ultravioleta
  • Cigarro
  • Presença em ambientes com ar-condicionado
  • Exposição em ambientes poluídos
  • Ausência de cuidados básicos, como hidratação e proteção solar

Cuidados com a pele

cuidados pele tratamento 01.17 400x1020
O que pode ser feito para evitar o envelhecimento precoce, portanto, é atentar-se aos cuidados diários. 
Para a profissional, a aplicação correta do filtro solar por, pelo menos, duas vezes ao dia, o uso de vitamina C, que é antioxidante e neutraliza os radicais livres, e a aplicação de um ácido, que estimula a renovação celular todas as noites é um bom ritual para ter uma pele saudável. “E não tem segredo. Qualquer pessoa pode começar a partir dos 20 anos”, finaliza.