COSMÉTICOS, NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

COSMÉTICOS, NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Páginas

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

A alegria de viver bem.

Saúde e bem estar.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

11 problemas de saúde que podem ser tratados com fitoterápicos.

Resultado de imagem para fitoterapico

Padronizados na dosagem dos princípios ativos, produzidos segundo as boas práticas de fabricação atuais, submetidos a rígido controle de qualidade, registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com indicações terapêuticas e efeitos reconhecidos, os medicamentos fitoterápicos são tão eficientes no combate às doenças que se propõem a tratar quanto seus similares sintéticos.

Eles também são mais gentis com o organismo. "Por serem constituídos de extratos vegetais, os princípios ativos presentes nesses medicamentos estão mais diluídos. Desta forma, riscos de dependência química e de efeitos colaterais são diminuídos", explica Melissa Schwanz, doutora em ciências farmacêuticas (com ênfase em controle e produção de produtos naturais e fitoterápicos) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Tais características têm atraído cada vez mais um público que quer cuidar da saúde de forma menos agressiva. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a busca por medicamentos fitoterápicos no SUS cresceu 161% entre 2013 e 2015; no mercado, o crescimento nas vendas foi de 8% de 2013 para 2014, segundo números da Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa).
À medida que os estudos sobre fitoterápicos avançam, a quantidade de problemas de saúde que podem ser tratados por eles aumenta. Os fitoterápicos podem ser produzidos pelos laboratórios farmacêuticos em cápsulas, comprimidos, pomadas, géis, xaropes ou chás.
O médico especialista em medicina integrativa Roberto Debski, diretor da Clínica Ser Integral, e a nutricionista Aurea Regina Marins Astulla, membro da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit), apontam os principais problemas de saúde que os fitoterápicos auxiliam e as plantas de que onde são extraídos os ativos para os tratamentos.
Veja lista com 11 problemas de saúde que podem ser tratados com fitoterápicos:

Ansiedade

fitoterapia é uma das opções para controlar a ansiedade. Algumas plantas agem como calmantes, ajudando a melhorar esse quadro. Os fitoterápicos mais indicados para tratar a ansiedade são Valeriana (Valeriana officinalis) e Passiflora (Passiflora incarnata).

Contusões

fitoterápico mais indicado no tratamento de contusões e hematomas é a Arnica (Arnica montana). Esse medicamento, que contribui para o alívio da dor, é mais utilizado nas suas formas tópicas (em gel ou pomada).

Gastrite

O tratamento de gastrite na fitoterapia utiliza a planta medicinal Espinheira Santa (Mayetenus ilicifolia). Além disso, ela também é indicada para má digestão e como coadjuvante no tratamento da úlcera duodenal.

Insônia

Outro problema que a fitoterapia pode ajudar a controlar é a insônia. Assim como no caso da ansiedade, os fitoterápicos mais indicados são Valeriana (Valeriana officinalis) e Passiflora (Passiflora incarnata).

Insônia

Outro problema que a fitoterapia pode ajudar a controlar é a insônia. Assim como no caso da ansiedade, os fitoterápicos mais indicados são Valeriana (Valeriana officinalis) e Passiflora (Passiflora incarnata).

Irritações de pele

O fitoterápico de Camomila (Matricaria recutita), na sua forma tópica, é o mais indicado para controlar irritações da pele. Com ação anti-inflamatória, ajuda a aliviar a vermelhidão.

Má digestão

Problema muito comum, a má digestão causa grande mal-estar. O remédio fitoterápico mais indicado neste caso é a Alcachofra (Cynara scolymus). Ela alivia o desconforto abdominal e controla náuseas e gases.

Prisão de ventre

O tratamento de prisão de ventre ocasional é feito com Sene (Cassia angustifolia). A planta é usada como laxante, mas não deve ser utilizada com frequência.

Tosse

Na fitoterapia, o grande aliado contra a tosse é o Guaco (Mikania glomerata). O medicamento pode ser usado no tratamento de problemas do trato respiratório, como tosse ou rouquidão. Ele possui ação expectorante e broncodilatadora.

Varizes

O tratamento de sintomas de insuficiência venosa, como varizes, sensação de pernas cansadas, inchaço e cãibras pode ser feito com a Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum).

Artrite e osteoartrite

Vendido com prescrição médica, o fitoterápico de Unha de Gato (Uncaria tomentosa) é indicado para casos de artrite e osteoartrite. Ele atua com efeito anti-inflamatório.

Dor lombar baixa aguda

A planta medicinal Salgueiro (Salix alba) é usada no tratamento de dores, como a dor lombar baixa aguda, e tem propriedade anti-inflamatória.

Fique atento!

Vale lembrar: para que os efeitos desejados sejam alcançados, é necessário que se utilize o medicamento fitoterápico, e não as plantas in natura.
"Em primeiro lugar, não é possível saber se a erva ou planta utilizada é exatamente a que se pensa ser. Há vários relatos de pessoas que se intoxicaram pelo uso inadequado de plantas que eram parecidas na forma, mas de diferentes espécies e com efeitos tóxicos", alerta Roberto.
Melissa complementa dizendo que "nas plantas, os constituintes químicos podem variar devido a fatores como o tipo de solo, a água e a radiação solar. Os medicamentos de laboratórios reconhecidos são preparados com extratos padronizados das plantas, isto é, preparados de forma que sempre se tenha total conhecimento das substâncias químicas presentes e suas quantidades. Por isso conseguimos prescrevê-los em dosagem adequada".
Para saber exatamente qual medicamento fitoterápico deve ser tomado, o melhor caminho é consultar um médico específico para o problema de saúde e que tenha experiência em fitoterapia. Ele deve, inclusive, ser avisado sobre todos os remédios que tenham sido ou estejam sendo consumidos para o caso, pois "podem ocorrer interações medicamentosas entre fitoterápicos e alopáticos sintéticos", segundo Roberto.
Melissa e Roberto fazem questão de ressaltar que, embora os medicamentos fitoterápicos tenham uma constituição menos agressiva para o organismo, podem levar a efeitos colaterais importantes se consumidos em excesso ou de forma inadequada. E que algumas pessoas podem ter ou estar em condições que não permitam seu uso. A orientação médica é, portanto, necessária.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ARTRITE REUMATOIDE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO NATURAL.

Artrite reumatoide
artrite reumatoide ou artrite reumática é uma doença inflamatória crônica que afeta cerca de um por cento da população mundial.

O que é a artrite reumatoide?

A artrite reumática é caracterizada por uma inflamação crônica das articulações múltiplas no corpo, com predileção por articulações menores nas mãos. A artrite reumatoide é classificada como doença autoimune, na qual o corpo produz uma resposta imunogênica a alguns constituintes do seu próprio tecido, neste caso, as articulações. De forma simplificada, o sistema imunológico perde sua habilidade de reconhecer alguns tecidos e sistemas dentro do corpo e os ataca como se fossem corpos estranhos.

Causas da artrite reumatoide

A artrite reumática afeta mais as mulheres do que os homens (na proporção 3 para 1) e costuma a se manifestar entre os 30 e 40 anos. Pessoas que possuem histórico familiar da doença e portadores de doenças autoimunes (vitiligo, diabetes tipo 1 etc) completam o grupo de risco. O primeiro passo para a confirmação do diagnóstico é a realização de uma série de exames laboratoriais e radiológicos e incluem o exame de sangue completo, VHS, fator reumatoide, marcadores autoimunes e raios-x.

Sintomas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide causa sinais de inflamação em articulações e seus sintomas incluem dor, inchaço, vermelhidão, calor, perda de rigidez e limitação de movimento e funcionalidade de múltiplas articulações. Apesar das articulações serem as principais estruturas afetadas, a artrite reumatoide também pode causar inflamação em outras partes do corpo (olhos, pulmões, coração, vasos sanguíneos e rins).
Os sintomas da artrite reumatoide são piores pela manhã com a flexibilização gradual dos sintomas ao longo do dia. Esta crônica piora dos sintomas no período da manhã, especialmente da rigidez nas articulações, são importantes indícios de diagnóstico na diferenciação de outras formas de artrite, por exemplo, osteoartrite e artrite gotosa. Outros sintomas da artrite não são específicos, mas podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, perda de peso, perda de cabelo, febre e assim por diante.

Tratamento natural da artrite reumatoide : Suplementos

Suplementos
Suplementos em cápsulas
Os ácidos graxos ômega-3 são indicados para reduzir a inflamação e e reduzir o risco do aparecimento de outras doenças. Outros suplementos naturais de cálcio e vitamina D são utilizados para prevenir a osteoporose em pacientes com artrite reumatoide.

Exercícios físicos
Exercícios Físicos
Atividade física ajuda a manter a flexibilidade e a força.
Pacientes com artrite necessitam manter a flexibilidade e a força. Desta forma, algumas práticas físicas, incluindo caminhadas, ciclismo e exercícios aquáticos (natação e outros serviços na piscina são os mais indicados devido ao estresse mínimo causado nas juntas), além de outras atividade físicas como ioga e tai chi são indicadas. Além de beneficiar pacientes com artrite, a atividade física pode ajudar a combater inúmeras outras doenças.

Fisioterapia

Fisioterapia
A fisioterapia pode ajudar a curar e fortalecer partes ou áreas do corpo do paciente.

Em alguns casos, a fisioterapia pode ajudar a curar e fortalecer partes ou áreas do corpo do paciente. O fisioterapeuta é um profissional adequado para prescrever uma série exercícios de amplitude de movimento, movimentos de fortalecimento suaves e muitos outros recursos para ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação.

Terapia ocupacional

Terapia ocupacional
Terapia ocupacional
A ideia da terapia ocupacional é ajudar as pessoas a viverem o máximo possível de forma plena e independente. Um terapeuta ocupacional irá trabalhar com o paciente para identificar áreas problemáticas e descobrir maneiras de eliminá-las ou contorná-las, além de identificar dispositivos de assistência que podem tornar as tarefas diárias mais fáceis.

Acupuntura

Acupuntura
A acupuntura promove o fluxo de QI através do corpo.
Essa antiga terapia oriental pode estimular certos pontos no corpo por meio da inserção de agulhas muito finas no corpo para promover o fluxo de QI através do corpo. Apesar de poucos estudos à respeito e falta de evidências científicas, os defensores da prática acreditam que a acupuntura pode desencadear a liberação de endorfina pelo organismo, o que pode causar a sensação de bem-estar.

BENEFÍCIOS DO SELÊNIO PARA A SAÚDE.


Selênio

O selênio é um mineral presente no solo e em diversos alimentos. Descoberto em 1817, possui o símbolo químico Se e é caracterizado como um mineral não-metálico.

Os benefícios do selênio para a saúde

Ao longo dos anos, o selênio se mostrou uma poderosa fonte de nutrientes para o organismo. O consumo diário desse mineral melhora a função cognitiva, promove um sistema imunológico mais saudável e intensifica a fertilidade em homens e mulheres. Além disso, atua na regulação do metabolismo, particularmente na tireoide.
Outro fator que chama a atenção com relação ao consumo do selênio é a sua atuação na saúde cardiovascular e no combate ao câncer. Suas fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias atuam diretamente na destruição de células dos radicais livres e no sistema cardiovascular como um todo.
As propriedades do selênio vêm sendo estudadas também no âmbito do combate ao diabetes. Diversas pesquisas sugerem que o mineral está diretamente ligado ao controle e combate do diabetes tipo 2, contudo, ainda não foram encontrados fatores que comprovem a sua ligação.
Também atua como produtor de prostaglandinas no organismo, substância que ajuda a regular a inflamação celular e colabora na redução das inflamações relacionadas com a artrite reumatoide.

Alimentos ricos em selênio

Na maioria das vezes, a quantidade de selênio presente nos alimentos depende da concentração do mineral existente no solo e na água onde o alimento foi cultivado.
No Brasil, o selênio é encontrado principalmente em nozes, castanhas, frutos do mar e em carnes provenientes de órgãos dos animais, como é o caso da carne de fígado. Entretanto, também é possível encontrar ótimas doses do mineral em alimentos como o atum, sementes de girassol, arroz branco, ovos e pão integral.
Assim como diversos outros produtos naturais, o selênio também é comercializado através de suplementos. Contudo, o mais indicado é consumi-lo, primeiramente, através dos alimentos, e utilizar os suplementos apenas em casos de extrema necessidade.
A dose diária ideal de consumo corresponde a 55 microgramas para adultos, e entre 60 e 70 microgramas ao dia para as mulheres grávidas e lactantes.
Riscos de consumir selênio

Até o momento, o nível de toxicidade do mineral se apresentou muito raro, mas pode ocorrer em locais onde o solo é dotado de altos níveis do mineral. Nos casos de intoxicação por excesso de consumo, foram identificados sintomas como alterações nas unhas e na pele, quedas de cabelo, cáries dentárias e alterações neurológicas. Os sintomas desaparecem com a suspensão do consumo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Ervas para a beleza da pele.

Ervas para a beleza da pele

Inúmeras ervas e plantas possuem sementes oleaginosas, base de óleos vegetais e compostos naturais que podem ser eficazes para a saúde da pele.
Muitas destas ervas medicinais já são conhecidas na medicina alternativa por suas propriedades suavizantes, condicionadoras, calmantes, rejuvenescedoras, antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo usadas em peeling herbal, produtos de cosmética e remédios naturais para melhorar inúmeras condições de pele (pele seca, oleosa ou danificada), acne, celulite, cicatrizes, edema, queimaduras, psoríase, rugas, varizes, dentre outros, além de deixar a pele com um aspecto bem bonito e saudável.
  • Amêndoa – O óleo de amêndoas, feito por meio da prensa das sementes cruas da amendôa, é um dos principais óleos vegetais utilizados na aromaterapia e cosmética para melhorar as condições da pele. Possui a capacidade de suavizar e condicionar a pele. É indicado para todos os tipos de pele e ajuda a aliviar a coceira, ressecamento e inflamação da pele. O óleo de cor amarelada possui glicosídeos, minerais e vitaminas, além de ser rico em proteínas que beneficiam a pele.
  • Babosa – A babosa (Aloe vera) contém propriedades naturais antibacterianas e anti-inflamatórias que a tornam ideal para o tratamento de doenças da pele. É muito utilizada em produtos de cosmética e uma vez que possui ricas propriedades nutricionais, a babosa é um bom remédio para casa para o tratamento da acne (espinhas) e de cravos. O gel da Babosa também tem sido utilizado para tratar o melasma. Quando a Aloe é aplicada sobre a pele seca e queimaduras, permite a regeneração dos tecidos da pele e promove a boa circulação sanguínea.
  • Centella asiatica – A centelha é uma excelente fonte de triterpenóides, o que a torna capaz de aumentar a resistência à tração da pele e auxiliar na reparação dos tecidos danificados, resultando em um ingrediente natural de cicatrização. Triterpenóides são compostos que auxiliam na cicatrização de feridas e estudos demonstram que estes também podem fortalecer a pele, aumentar a concentração de antioxidantes em feridas e restaurar tecidos inflamados, aumentando o fluxo de sangue na região afetada. A centella é um ingrediente em várias fórmulas antienvelhecimento e de cremes para a pele, auxiliando na reconstrução de células.
  • Coco – O óleo de coco é extremamente útil para a pele ao criar uma barreira protetora para manter a umidade e agir como um protetor solar natural (que também protege o corpo dos efeitos do sal da água do mar sobre a pele. O óleo penetra nas camadas mais profundas da pele para ajudar a manter os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis. O óleo de coco é facilmente absorvido pela pele, ajudando a reduzir a aparência de linhas finas e rugas. O óleo de coco ajuda na esfoliação da camada externa de células mortas, tornando a pele mais suave.
  • Confrei – O confrei (Symphytun officinale) é muito utilizado no tratamento tópico de queimaduras, ulcerações da pele, abrasões, lacerações, picadas de pulgas e insetos e irritação na pele. No tratamento do eczema, o chá de confrei é aplicado na pele em forma de compressas. As folhas possuem um alto teor de carboidratos e são consideradas rejuvenescedoras, curativas, calmantes e umectantes (retem a umidade). São indicadas para peles ásperas e danificadas, atenuando rugas e permitindo que o tecido da pele recupere sua elasticidade. A alantoína favorece a regeneração celular da epiderme, estimula o crescimento de novas células e ajuda a pele sensível a se tornar mais resiste, combatendo o ressecamento e rachaduras. De forma alguma deve ser utilizado internamente, vez que a planta possui alto teor de alcalóides de pirrolizidina, que podem causar intoxicação hepática, também conhecida como doença veno-oclusiva.
  • Hamamélis – As folhas de hamamélis (Hamamelis virginiana) são muito utilizadas na indústria de cosméticos. A planta é uma das matérias-primas mais utilizadas na produção de creme facial, toners para pele, cremes de barbear e pós-barba, peeling herbal, máscaras faciais e loções pós-banho. O vapor destilado da infusão ou tintura dos ramos e folhas frescas da hamamelis é usado devido aos seus efeitos adstringentes e anti-inflamatórios, sendo também recomendada para determinadas condições de pele, picadas de insetos, contusões etc. O seu alto teor de tanino reforça o efeito adstringente nas veias. Pode ser usado como um tônico facial para pele oleosa e para controlar a formação de cravos e espinhas menores.
  • Lavanda – As flores de lavanda possuem muitos compostos sedativos que podem penetrar na pele, beneficiando e agindo como tônico para todos os tipos de pele. Pode ser utilizada em desodorantes. Curiosamente, depois de sofrer uma queimadura no laboratório, o bioquímico francês Reneé-Maurice Gattefossé enfiou o braço em uma tina de óleo de lavanda e notou que ocorreu uma cicatrização consideravelmente satisfatória em pouco tempo, o que fez com que a planta tivesse seu uso tradicional para a pele amplamente difundido.
  • Melaleuca – O óleo essencial de melaleuca (Melaleuca alternifolia), também conhecido como árvore-do-chá (tea tree), é utilizado para uma variedade de condições da pele, sendo que primeiramente o óleo da tea tree ficou conhecida como a panacéia ideal para tratar problemas de pele pequenos e moderados. Atualmente, é fácil comprar a melaleuca comercialmente. A tea tree é indicada para o tratamento de doenças de pele e também para beneficiar a beleza da pele em geral. É usada para acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos. Também possui forte ação anti-inflamatória.
  • Prímula – O óleo das flores de prímula pode ajudar a reparar a pele danificada e auxiliar no tratamento de doenças de pele, como eczema e psoríase.
  • Rosa-de-mosqueta – A água e o óleo da Rosa-de-Mosqueta, bem como a infusão feita de pétalas de rosa, são usadas em produtos para cuidados da pele e deixam a pele macia, limpar a derme e agem como adstringente, tonificante, retensor de umidade e estimulante com efeito reconfortante. O óleo de rosa-mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais. Quando a Rosa canina é incluida em cremes ou loção para pele, estimula e hidrata. É particulamente benéfica para pele ressecada.